Persistência e objetividade no planejamento e execução de campanhas de marketing digital geram reconhecimento e resultados de sucesso.
Começar uma campanha de marketing digital é simples, mas para gerar o esperado engajamento e resultados que incentivem a continuidade da campanha, demanda de um grande impulso para fazer a roda girar e obter os primeiros resultados. Depois dos impulsos iniciais fica mais fácil e as campanhas tornam-se sustentáveis. Isso transforma os resultados das suas ações de marketing digital de boas para ótimas.
o Marketing Flywheel, ou Marketing de Impulso, trabalha esta idéia, no conceito de que funciona como uma engrenagem que exige grande esforço inicial para ser destravada e que em determinando momento irá ser impulsionada por uma energia auto suficiente. Ou seja, é necessário continuar aplicando sua estratégia até encontrar o momento que o marketing vai depender de um esforço cada vez menor.
Para entender melhor este conceito do Marketing de Flywheel assista a esta animação.
Especialistas apontam taticas para ações de Marketing Flywheel
- Defina uma estratégia de longo prazo focada em ajudar seus consumidores em todas as etapas de compra: durante a pesquisa de compra, durante o processo de compra e no pós-venda.
- Não desista. Seja paciente e cumpra cada tarefa mesmo quando os resultados não aparecerem.
- Paciência e comprometimento são a chave do sucesso. Estratégias como SEO, não apresentam resultados imediatos. É preciso perseverança.
- Invista em conteúdo informativo e verdadeiramente útil, em vários formatos (texto, imagens e vídeo) e que seja fácil de ser compartilhado.
- Crie um relacionamento transparente com seu público em todos os canais. Se bem sucedido, a longo prazo, seus consumidores serão os responsáveis pelas conversas sobre sua marca e produtos.
Fonte: O que é Marketing Flywheel? | Portal Carreira & Sucesso
O sucesso vem com a persistência
É recorrente a falha das campanhas digitais por falta de persistência. A construção de uma rede de links e compartilhamento não é instantâneo e precisa ser nutrida. É necessário insistir na criação de anúncios de qualidade, insistir na presença em redes sociais e sempre otimizar o seu conteúdo.
Falhas são aceitáveis
Nem sempre se vai acertar no alvo. É preciso aceitar as falhas para buscar novos objetivos e metas. Com a mensuração de resultados, podemos analizar e tomar decisões estratégicas para guiar novas ações.
Como gerenciar estas ações?
O impulso inicial demanda de um grande esforço, mas após a roda girar o processo pode ser prático com a Automação de Marketing, onde conseguimos obter dados para mensurar os resultados das campanhas digitais.
Ações de SEO, Social Media, Email Marketing e criação de conteúdo, ficam integradas em apenas uma plataforma que fornece analises para tomada de decisões estratégicas.
Assim, a ativação de suas atividades de marketing sempre será a etapa mais difícil. Que demanda de maior tempo para construção de reputação e de maiores riscos e falhas. Mas com a persistência os resultados surgem de maneira natural.